De segunda a sexta-feira das 7.00 as 18:00 h, exceto feriados. Telefone de contato: 31-32411974
O ideal é que o material dê entrada no laboratório sem demoras desnecessárias. Entretanto, seu médico deve ter colocado a biópsia em um frasco com formol, que é um fixador que conserva o tecido humano por um tempo prolongado ,podendo começar a perder a qualidade, após 30 dias. Não ponha na geladeira; Mas cuidado: Não deixe o frasco se quebrar e não deixe vazar o formol (que é uma substância química tóxica e irritante).
Em geral, das punções aspirativas são confeccionados esfregaços citológicos colocados em um frasco com álcool (fixador). Isto manterá as células em boas condições para análise até o dia seguinte, quando deverá dar entrada no Laboratório.
Se, o material aspirado for conteúdo de cisto (líquido) aí sim, o material deverá dar entrada no Laboratório no mesmo dia.
O ginecologista aplica um fixador no material colhido que o conservará em boas condições para análise por alguns dias; Mas atenção: O material está depositado em uma lâmina de vidro fina que pode se quebrar dificultando muito ou até mesmo impedindo a análise. Mantenha o material protegido contra quedas e choques. Não é preciso guardá-lo na geladeira.
Documento de identificação com foto (RG ou carteira de motorista ou carteira profissional) pedido médico e carteira do plano de saúde caso possua.
Sim, desde que apresente o documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista ou carteira profissional) do paciente com uma solicitação assinada de próprio punho.
Traga o material para o Laboratório imediatamente para que possamos complementar o líquido e garantir a preservação do seu material.
O líquido de conservação para amostras anatomopatológicas se encontra diluído a 10% de sua concentração normal, mas, devido ao fato de ser uma substância tóxica, não deve ser ingerida ou inalada, e se deve evitar o contato com a pele. No caso de vazamento do líquido e contato com a pele, sugerimos lavagem do local com água e sabão. Em caso de ingestão acidental ou em contato com os olhos, procure atendimento médico imediato.
Nos exames de Imuno-histoquímica, PCR, FISH não é necessária nova coleta de material. O Pro-Célula não realiza exames imuno-histoquímicos. O material da biópsia ou peça cirúrgica fica a disposição do(a) cliente para encaminhamento a outro laboratório que realize o procedimento.
A partir da data de liberação do laudo, lâminas, blocos de parafina e resíduos da peça cirúrgica ficam arquivados e à disposição para interconsulta, revisão, testes biomoleculares ou outras finalidades até o prazo de descarte: 60 meses para as lâminas, 120 meses para os blocos de parafina (resolução nº 1472/97 do Conselho Federal de Medicina e recomendação da SBP em 03/2017) e 60 dias corridos para peças cirúrgicas / restos embrionários e fetais. A solicitação deve ser feita com dois dias úteis de antecedência.
A partir da data de entrada dos exames no laboratório o tempo para liberação é de 5 dias para as citologias e de 7 dias para as biópsias/peças cirúrgicas. Em alguns casos a previsão deste tempo pode ser ampliada (feitura de novas colorações, novos cortes, nova amostragem do material, processo de descalcificação, falta de informes clínicos relevantes a respeito da patologia a ser estudada, informes clínicos ilegíveis ou incompletos, entre outros).
Nome no frasco e o pedido médico deve ser preenchido com o nome completo, número do frasco, idade, data de nascimento e todas as informações necessários, como natureza do material e informes clínicos.